Centro Acadêmico

Um dos maiores centros acadêmicos da América Latina, o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira, mais conhecido como CAASO, é o órgão representativo de todos os alunos de graduação da USP São Carlos. O CAASO foi fundado no dia 22 de abril de 1953 pela primeira turma de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos e recebeu este nome em homenagem ao governador do Estado de São Paulo que criou a Universidade de São Paulo.

Ao longo dos anos, o CAASO teve uma grande importância no movimento de redemocratização do Brasil, manifestando-se nos momentos mais cruciais de nossa história, como após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, a renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961, o estado de sítio decretado pelo presidente João Goulart em 1963, o golpe militar depondo este mesmo presidente em 1964, entre outros episódios, exigindo o respeito às leis e às liberdades democráticas. Em diversos momentos, os alunos decretaram greve reivindicando melhores condições de ensino, participação discente nos órgãos colegiados, fim da violência contra os estudantes, entre outros motivos.

O CAASO possui diversos grupos culturais, dos quais qualquer aluno pode participar e se expressar, uma biblioteca própria criada em 1954, o Salão Cultural e o Salão de Jogos. O CAASO também é responsável por manter a Escola CAASO, visando formar jovens com uma visão mais ampla do mundo e que não visem apenas o famigerado vestibular.

CAASO é administrado por uma diretoria eleita anualmente, a atual diretoria 2013-2014 é a Gestão CAASO EmFrente.